segunda-feira, 9 de maio de 2011

Cultura Musical

Musica, tema debatido em várias esferas da sociedade. Sempre a eterna briga entre defensores do rock n roll e das bandas e artistas pops que dizem fazer rock. Já discuti varias vezes com amigos e alguns colegas, na internet ou pessoalmente mesmo.

Começando o argumento: "Pô cara, mais você ouve seus rocks ae, e não critico essas merdas que você ouve."

Para falar de musica, antes temos que saber que a verdade é a seguinte: tem algumas bandas/cantores(as) que são considerados por muitos(todos) a base da boa musicalidade. ex: Led Zeppelin,AC/DC,The Beatles,Elvis (e muitas outras bandas e grandes artistas do rock) e mais algumas, assim como Ludwig van Beethoven e Wolfgang Amadeus Mozart na musica clássica, assim como Oasis,Radiohead,Pixies(e muitas outras bandas alternativas) e também Iron Maiden,Black Sabbath,Metallica(e muitas outras bandas no cenário heavy).
Temos que admitir que bandas como essas citadas, e muitas outras (se fosse citar todas conseguiria um texto de 20 mil linhas) são a base da nossa cultura musical.

Começando o argumento 2: "Pô cara,mais esses rocks ae são horríveis e não da pra entender nada do que esse caras cantam".

Mais como assim? está dizendo que a base da nossa cultura musical não pode ser entendida? o google está ai pra isso parceiro(a). Ninguém é obrigado a saber inglês(mentira é  sim!),mais garanto que a boa cultura musical do nosso querido país é copia de outras culturas. Se você que acha que Restart,Cine,Fresno e Strike é rock você está certo, mais é tão ruim, tão ruim que é que não se pode considerar como tal.

Argumento 3: "Mais você está criticando por que está na moda falar mal dos coloridos".

Não é verdade. Sempre fui contra artistas e bandas brasileiras que se dizem músicos de rock. Esse tipo de declaração não é de hoje.
Não sou fã da cultura brasileira, mais temos que admitir também que alguns artistas como Capital Inicial,Los Hermanos,Paralamas do Sucesso,Barão Vermelho,Raul Seixas e Cachorro Grande são bandas e artistas sensacionais de rock de verdade e que merecem respeito.
Agora pare e pense, quantas pessoas com idade abaixo de 18 anos gostam de verdade de algumas dessas bandas citadas acima, (mais gostam de verdade)? Tenho certeza que é muito baixa a quantidade.
Está ai a prova de que a personalidade musical das pessoas é errada desde criança. Pare e pense, uma pessoa não escuta Jonas Brothers ou Luan Santana ou Lady Gaga a vida inteira,mais uma prova de que isso é muito ruim.
A mesma coisa para uma pessoa que escuta Heavy Metal e todos seus gêneros e vertentes, quase ninguém consegue.
Ao passar do tempo, quando amadurecemos , percebemos que tais banda/artistas são "ruins ,chatas" alguma vez na vida, isso é de lei.

Percebemos também que cada pessoa, com personalidades diferentes ouvem tipos de musicas diferentes.
Exemplo:
IDM - Intelligent Dance Music. Não é provado, mais esse tipo de musica desconhecido por 80% da população é apreciado por pessoas dotadas de inteligência um pouco acima do normal. Observação: É um estilo de musica bem avulso e alternativo, porém é legal e conheço 2 amigos muito inteligentes (ou não) que curtem isso (ou não).
É claro que também não podemos generalizar tudo isso também, sempre tem exceções para tudo (musicalmente falando).

No mesmo patamar temos Dubstep, Trip Hop e Lounge Music (sensacionais de verdade), que também é desconhecido por grande parte da sociedade, porém, são musicas que possuem muita qualidade e que agradam pessoas mais velhas, e pessoas que entendem de musica. (Caso não conheça ouça: Emancipator,Massive Attack,Air).
Nota-se que os gêneros citados acima são musicas eletrônicas. Pois é, não é só o velho e bom rock n roll que comanda nossa cultura musical (boa).Vide também Daft Punk,considerado por muitos os pais da musica eletrônica (e é verdade),uma dupla de DJs que criaram uma das mais aclamadas e inteligentes obras da musica eletrônica mundial,o álbum Discovery. Outro bom exemplo da cena eletrônica é Justice,também uma dupla de DJs que ganhou destaque por criar um som eletrônico alternativo de qualidade.Vale citar também que DJs que fazem muito sucesso atualmente na cena eletrônica são fortemente influenciados por esses 2 artistas, vide Deadmau5,Felguk e o Guetta.

Muitas bandas alternativas são muito criticadas, mais possuem uma cultura musical muito melhor que qualquer artista brasileiro de Funk,Axé,Sertanejo,Sertanejo Universitário,Pop (todos esses lixos musicais, se é considerado musica né).
Um exemplo de uma banda muito criticada é a banda 30 Seconds to Mars. Realmente o som é bem pop mesmo, mais é um banda alternativa. Poucos sabem, mais algumas musicas fazem criticas a nossa sociedade sobre por exemplo o derretimento das calotas polares,a visão dos americanos sobre a nova ordem mundial e a guerra que isso causa, e sobre também as vidas que são perdidas nas guerras,as vezes por causa de nada ou de vontade de poucos. A cultura aplicada nas letras é com toda a certeza melhor que os artistas/bandas pops que falam sobre emoções, sobre si mesmo ou coisas parecidas.

Não confundam alguma musica ou banda ser legal, com alguma coisa boa musicalmente falando.
Eu acho que tem coisas que não se discute, tipo religião, time do coração ou gosto musical e isso é verdade.Mais também não venha falando que você gosta de funk,axé,sertanejo universitário (“Ah, eu gosto de Luan Santana,Justin Bieber e Restart”) por que isso infelizmente não é gosto musical, mesmo cada um tendo o seu.

Isso é apenas uma opinião. Estou aberto a saber a sua também.






Nenhum comentário:

Postar um comentário